TCM/BAHIA: EX-PREFEITO DE CARDEAL É ACIONADO PELO MP

26 jan 2010

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) iniciou uma ação por improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Cardeal da Silva, Manoelito Argolo dos Santos Júnior. O ex-gestor da cidade, localizada a 153km de Salvador, é acusado de má administração dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Funda mental e de Valorização do Magistério (Fundef), entre os anos de 2001 e 2002. Também foram denunciados o chefe de gabinete da gestão de Manoelito, Hermano de Oliveira Silva, a tesoureira Welane Correia Argolo Luz Pato, a empresa Sebastião de Barros Correia (SBC) e seu sócio Sebastião de Barros Correia. Uma auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) constatou favorecimento na contratação da SBC, fracionamento indevido de despesas e execução inadequada de licitação. Na ação, o MPF-BA pede como sanções a suspensão dos direitos políticos, o ressarcimento do dano, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o poder público.

Samuel Celestino