TCM/BAHIA: DE NOVO!

07 set 2009

TCM CONDENA – DE NOVO – VALDENOR CARDOSO

Colecionador de julgamentos desfavoráveis no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Valdenor Cardoso (PTC), acaba de ganhar mais um para seu rol particular. Desta vez, o TCM o condenou por, irregularmente, terceirizar um serviço que a Casa tinha condições de executar por si só. Segundo a decisão, entre 2006 e 2008, o atual ouvidor-geral do Município permitiu a contratação, a R$ 18,3 mil mensais, de um escritório de contabilidade para o parlamento, embora este tivesse seus quadros contabilistas perfeitamente aptos para o serviço. Além disto, não foi feito processo licitatório para a contratação. Cardoso sustentou, em sua defesa, que os serviços eram necessários e justificados na Câmara, mas a Corte entendeu que a atribuição de fazer este trabalho era da própria Casa. Assim, o ex-chefe do Legislativo deverá pagar do seu próprio bolso uma multa de R$ 15 mil. Cabe recurso da decisão. Valdenor Cardoso teve todas as contas da Câmara rejeitadas pelo TCM entre os anos de 2005 e 2009. Neste último ano, porém, houve quatro rejeições consecutivas.