SINDICONTAS BAHIA INFORMA: GOVERNO NEGOCIA REAJUSTE DOS SERVIDORES

04 maio 2013
Colegas do TCM e do TCE,
No dia 01.05.2013 (quarta-feira) vários Sindicatos de Servidores Públicos do Estado, em audiência com o Governador, apresentaram a proposta de reajuste geral de 5,84 %, retroativo a janeiro de 2013. O Governador, embora tenha retirado da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que concedia apenas 2,5% de reajuste retroativo a janeiro de 2013, alegou, que em razão da queda na arrecadação do Estado não poderia conceder o reajuste pretendido pelo funcionalismo. A audiência terminou com o compromisso de no dia seguinte, ser realizada nova rodada de negociação, quando os Sindicatos apresentariam uma proposta alternativa.
No dia 02.05.2013 (quinta-feira), os vários Sindicatos de Servidores Públicos do Estado deliberaram em Assembleia com a FETRAB, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, que iriam apresentar para a rodada de negociação à tarde, respeitando o fato de que nossa data base é 1º de janeiro, as seguintes propostas, em ordem de hierarquia:
1.    1. 2,5% de janeiro a abril/2013 e 5,84% de maio a dezembro/2013;
2.    2. 2,5% de janeiro a junho/2013 e 5,84% de julho a dezembro/2013.
Em ambos os casos, fez parte da negociação, acordo para que em dezembro de 2013, o Governo chame os Sindicatos para negociar o índice de reajuste para vigorar a partir de 1º de janeiro de 2014, considerando as perdas de 2013.
À tarde, deu-se início a segunda rodada de negociação, e depois de 5 exaustivas horas, o Governo, após recusar as proposta dos Servidores, fez a seguinte proposta:
·         # 2 % de janeiro a junho/2013 e 5,84% de julho a dezembro/2013.
A reunião encerrou-se com o compromisso de no dia 03.05.2013, ser realizada uma nova rodada de negociação, às 16.30h.
Hoje, 03.05.2013 (fotos em anexo), mais uma vez em Assembleia, os Sindicatos decidiram manter a proposta de 2,5% de janeiro a abril de 2013 e 5,84% de maio a dezembro de 2013. À tarde, a partir das 16:30 horas, será realizada a terceira rodada de negociação com o Governo.
O SINDICONTAS está participando ativamente de todo o processo, e em breve iremos comunicar o desfecho final.
Um bom final de semana,

Joselito Silva Mimoso