NOVA ACRÓPOLE: CURSO GRATUITO DE FILOSOFIA

20 mar 2013

Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica que se sustenta em três princípios institucionais:

Aula Inaugural Gratuita: Curso de Filosofia à Maneira Clássica

Sede: Salvador – BA

Data/Hora do Evento:

qua, 27/03/2013 – De 19:00à 20:30

Entrada Franca
INSCREVA-SE:
(CLIQUE)

1- Fraternidade

Promover um ideal de fraternidade universal, apoiado no respeito pela dignidade humana, independente das diferenças raciais, de sexo, culturais, religiosas, sociais, etc.

É necessário promover o respeito pelas diversas identidades e tradições, e por sua vez fortalecer a união mais além das diferenças, harmonizar pessoas, idéias e sentimentos em uma convivência enriquecedora e aberta. Este ideal de fraternidade acha sua força no que nos une, mais do que no que nos separa. Se afirma que o reconhecimento de valores universais que, respeitando a diversidade, transcendem os próprios usos e costumes locais e confluem em princípios éticos comuns, inerentes a dignidade de todo ser humano. Este ideal promove o respeito e o fomento dos direitos humanos, assim como o reconhecimento de princípios de ética universal.

2- Conhecimento

Fomentar o amor pela sabedoria que, através do estudo comparado de filosofias, religiões, ciências e artes, promova o conhecimento do universo, da natureza e do ser humano.

O amor pela verdade e pelo conhecimento pate da legítima aspiração pelo desenvolvimento do próprio discernimento e compreensão do mundo e de si mesmo. Entendemos a filosofia como o eixo que relaciona as diferentes facetas e vertentes do conhecimento humano.

A filosofia pode unir as fontes do passado e do presente nessa visão global, ampla e integradora, transformando-a em um verdadeiro motor de progresso que busque não somente investigar os caminhos da vida, mas também se aprofundar em suas finalidades, tratando de unir todos os aspectos do saber e da experiência.

3- Desenvolvimento

Desenvolver o melhor de nosso potencial humano, promovendo a realização plena como indivíduos e nossa integração com a natureza e a sociedade, não como meros espectadores, mas como atores de um mundo a melhorar. Nosso trabalho resulta em melhores indivíduos que dêem sustentabilidade ao desenvolvimento social.

O ser humano guarda um enorme potencial latente. Conhecê-lo e desenvolvê-lo supõe um dos pilares da própria vida e uma fonte de satisfação perdurável. Alcançar a harmonia entre pensamento, sentimento e ação é uma meta para todo ser humano. Um desenvolvimento equilibrado e global de si mesmo, a realização das melhores qualidades e valores de nossa natureza humana, são, provavelmente, a única garantia para um mundo melhor.