Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia

LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE

01 out 2007

LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE

 Pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade
O evento mundial LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE Pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade (Stand Up and Speak Out Against Poverty and for the Millennium Development Goals, em inglês) será nos dias 16 e 17 de outubro, quando milhões de pessoas, do mundo inteiro, responderão ao chamado para agir contra a desigualdade e pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
No ano passado, 23,5 milhões de pessoas participaram do movimento, estabelecendo um novo recorde mundial documentado no Guinness.
Faça parte deste crescente movimento global formado por pessoas que se recusam a ficar sentadas e silenciosas em face à pobreza e à desigualdade.
Em que consiste o movimento LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE?
O LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE é uma convocação mundial para agir contra a pobreza e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Em 16 e 17 de outubro, pessoas de todo o mundo irão — literal e simbolicamente — SE LEVANTAR e se manifestar para que governos, empresas e toda a sociedade, juntos, mantenham suas promessas para acabarmos com a extrema pobreza e alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
No último ano, mais de 23 milhões de pessoas fizeram sua parte e estabeleceram um recorde mundial registrado no Guinness como a maior mobilização mundial contra a pobreza. Este ano queremos que você nos ajude a quebrar este recorde para que a mensagem ecoe cada vez mais alto. Cada pessoa conta!
Por que se LEVANTAR E FAZER SUA PARTE?
Em 2000, líderes de 189 países concordaram com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um plano global para diminuir pela metade a extrema pobreza até 2015. Mesmo assim, todo dia 50 mil pessoas morrem como resultado da extrema pobreza, e a distância entre ricos e pobres aumenta a cada dia. Precisamos que você SE LEVANTE E FAÇA SUA PARTE Pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade, para fazer com que governos, empresas e toda a sociedade cumpram suas promessas e compartilhem a responsabilidade – e isto somente acontecerá se todos assumirmos este compromisso.
O LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action against Poverty – GCAP).
Como você ou sua organização podem participar?
Há duas formas de você e sua organização fazerem parte do evento:
1. Participar de um evento existente:
A Campanha do Milênio da ONU e a Chamada Global pela Ação contra a Pobreza já estão trabalhando com um grande número de parceiros, que vão de escolas a universidades, passando por grupos de comunidades locais, clubes esportivos, comunidades religiosas, sindicatos, empresas e muitos outros. E eventos estão sendo organizados em localidades e cidades em todo o mundo. Você pode se juntar a estes eventos, ou encorajar grupos ou organizações das quais você faz parte a participar. Esta é uma oportunidade única para falar em uníssono sobre um assunto especifico durante um dia. Precisamos de você para dar mais força à mensagem e estabelecer um novo recorde mundial.
2. Organize seu próprio evento:
a) Escolha o local:
Pode ser um parque, uma praça, uma escola, uma universidade, um auditório ou seu local de trabalho.
b) Escolha o evento: Um concerto de música, um show, uma performance, passar um filme. Você pode ser criativo.
Ou
Inclua o LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE em algum evento existente:
Escolas e Universidades: durante uma aula ou em reuniões
Igrejas ou templos: Líderes religiosos podem anunciá-lo durante os serviços religiosos
Jogos de futebol e outros eventos esportivos: Antes ou depois do evento ou no intervalo
Cinemas e teatros: Peça para a audiência fazer sua parte antes do show
Locais de trabalho: Mobilize as empresas para fazerem o evento durante as horas de trabalho
c) Escolha o líder do evento:
Uma pessoa de sua organização ou uma celebridade da comunidade pode ser convidada para ser a apresentadora.
d) Divulgue o evento usando e-mails, cartas, folhetos e pôsteres:
Onde for apropriado, comunicar a mídia local que o evento acontecerá.
Todas as ações devem ser realizadas em 24 horas começando às 18h de 16 de outubro e indo até as 18h de 17 de outubro (horários de Brasília – 21h GTM), para que possam ser incluídas na contagem e quebrar o recorde mundial do Guinness estabelecido em 2006.
Na data: Como realizar o LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE:
Planeje o evento para que o LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE aconteça no momento adequado.
O líder do evento deve dar uma pequena explicação sobre o que é o LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE: uma oportunidade de se juntar a um grupo cada vez maior de pessoas pedindo o fim da pobreza, e ao mesmo tempo fazer parte de um recorde mundial.
Depois, as pessoas se reúnem e sentam ou ajoelham (pessoas portadoras de deficiências podem realizar uma ação simbólica).
E, imediatamente, SE LEVANTAM e se manifestam Pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade. Assim que todos se levantarem, a platéia pode ser induzida a fazer algum gesto simbólico como levantar os braços, agitar bandeiras, etc.
Uma mensagem padrão, com o compromisso assumido durante o evento, será disponibilizada e poderá ser acessada no site www.standagainstpoverty.org. Ela pode ser adaptada ou mudada por uma mensagem que seja mais relevante para você.
Peça para que os participantes registrem o LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE com câmeras, celulares ou filmadoras e que publiquem as fotos ou imagens no site www.standagainstpoverty.org.
O último passo, e o mais importante, é contar ou fazer uma estimativa do número de pessoas presentes no evento e dar esta informação para os organizadores. Esses números serão somados e incluídos no total de pessoas que quebrarão o recorde mundial.
Como ser contado e por quê?
Para que esta mobilização tenha um verdadeiro impacto, precisamos dizer a nossos líderes e ao mundo que milhões de pessoas se levantaram e exigiram que a pobreza fosse erradicada e que os Objetivos do Milênio passem a ser uma prioridade política.
Os responsáveis por organizar eventos locais precisam pré-registrar as atividades planejadas e, depois, registrar os números finais de seu LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE no formulário on-line que estará disponível no site www.standagainstpoverty.org. É também possível participar da tentativa de quebrar o recorde mundial do Guinness através de mensagens SMS e através de comunidades on-line. Detalhes de como registrar esses eventos virtuais podem ser encontrados em nossa página. Para aqueles que não têm acesso à Internet, as estatísticas do evento podem ser enviadas via fax para os escritórios locais da Campanha do Milênio da ONU/Chamada Global pela Ação contra a Pobreza.
LEVANTE-SE para acabar com a desigualdade!
FAÇA SUA PARTE para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
LEVANTE-SE contra todas as formas de injustiça e desigualdade
FAÇA SUA PARTE para que as promessas sejam cumpridas
LEVANTE-SE e ajude a quebrar o recorde!
FAÇA SUA PARTE e seja ouvido!
Vista a pulseira branca, o símbolo da luta global contra a pobreza
16 e 17 de outubro de 2007
Vamos quebrar o recorde mundial
Saiba mais na página: www.standagainstpoverty.org
Campanha do Milênio da ONU
Mandy Kibel
00xx-1-212-906-6242
amanda.kibel@undp.org
Campanha do Milênio da ONU
304 East 45th, Street FF610
New York, NY 10017 EUA
Tel: 00xx-1-212-906-6024
Fax: 00xx-1-212-906-6057
Valeria Schilling
Centro de Informação da ONU no Rio de Janeiro
valeria@unicrio.org.br
www.unicrio.org.br
Tel: 21 2253 2211